sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dominância completa
Nos casos de dominância completa, o indivíduo heterozigótico apresenta o fenótipo condicionado pelo alelo dominante, ou seja, o alelo recessivo só se manifesta em homozigotia. Existem apenas dois fenótipos possíveis.


Dominância incompleta
Nos casos de dominância incompleta, o indivíduo heterozigótico vai apresentar um fenótipo diferente dos indivíduos homozigóticos. Neste caso vai apresentar um fenótipo intermédio entre os dois indivíduos homozigóticos antagónicos, ou seja:

Co-dominância
Nos casos de co-dominância, o indivíduo heterozigótico vai apresentar um fenótipo diferente dos indivíduos homozigóticos. Neste caso vai apresentar um fenótipo que resulta da mistura dos dois indivíduos homozigóticos antagónicos, ou seja:

Galera do 3° ano aí uma dica sobre as leis de Mendel



As leis de Mendel

Você sabe que qualquer indivíduo que apresente o fenótipo recessivo possui um par de fatores recessivos para aquele caráter. Assim, os parentais homozigotos recessivos contribuem apenas com o fator recessivo.
CRUZAMENTO TESTE
Para se fazer um cruzamento teste, um dos parentais apresenta o fenótipo recessivo e o outro o fenótipo a ser testado. O fenótipo da prole depende portanto do genótipo do parental “testado”. Assim, se você quiser fazer o cruzamento teste da geração F1, o fenótipo dos descendentes dependerá apenas dos fatores fornecidos pelos indivíduos escolhidos da geração F1 (que serão os parentais deste cruzamento).